Hipnose Clínica
- O Que é Hipnose?
Hipnose é um método de acessar o subconsciente do paciente em diversos níveis de transe, dos mais leves, aos mais profundos, afim de promover a ressignificação, realocação de emoções, significados, promovendo recursos internos e emoções em equilíbrio.
Os estados de transe em que a hipnose leva são entretando apenas o caminho para acessar este subconsciente; É o processo terapêutico que acontece nestes estados que é o mais importante.
- Em que pode ajudar a Hipnose Clínica?
A Hipnose Clínica visa ressignificar conflitos, traumas, sofrimentos emocionais diversos, percepções, significados e impactos emocionais.
Ela trabalha em problemas imaginários e nas causas emocionais de problemas.
O que e um problema imaginário? Todos os problemas, crenças, significados, sentimentos e sensação em relação a algo o alguém que sejam subjetivos, ou seja, existem dentro de nossa mente.
Um sofrimento subjetivo, é aquele que nos afeta ao nível da mente, das emoções geradas por traumas, conflitos, percepções de nós mesmos, alguem, ou algo.
Vou colocar alguns exemplos:
- Baixa estima (como eu me vejo, sinto-me, como acho que o mundo e as outras pessoas me julgam e me veem)
- Insegurança (Uma crença gerado por diversas causas que nos causam uma percepção de nós, do que podemos ou não, de como as pessoas nos veem e julgam, de nossas possibilidades. )
- Medos paralisantes (Medo é uma emoção normal estrutural e até protetiva. O que tratamos é o excesso do medo. Medo de dirigir, da noite, de animais, de lugares, de coisas, de fazer algo, da vida, etc)
- Ansiedade (Ansiedade também é uma emoção normal. Ela em equilíbrio nos impulsiona a fazer o que precisamos. Ajuda-se então no controle da ansiedade, nas sensações que esta ansiedade intensa gera no corpo, como angústia, sudorese, tremor, paralisação, inquietude, agitação mental. Ajuda-se a fazer a mente a reagir de uma maneira mais equilibrada aos estímulos. Claro que é necessário uma nova postura de condutas após isto para educar nossa mente)
- Traumas (Nós reagimos a traumas na vida, como se eles estivessem acontecendo permamentemente no agora. Eles geram um estímulo tão forte, que passam a modificar crenças, percepções da vida, de nós mesmos, a gerar sentimentos, sensações, comportamentos devido a isto. Seria um impacto que fica gerando um novo "programa" instalado e que a partir daquilo reagimos de outra maneira. Visa-se deste modo, ressignificar os traumas, superar, ver, reagir de uma outra maneira. A memória sobre ele continua, mas a sua força e ação vai sendo ultrapassada e passamos a ver, sentir, nos corportar de outra maneira.)
- Realocando recursos (Dentro de nós temos diversas potências, recursos, possibilidades que estão sendo encobertas por outras emoções e crenças. Podemos ao reequilibrar o que estava inibindo estas potências, realocar estes recursos para que sejam acessáveis para a pessoa e usados por ela. Vamos a uns exemplos:
Coragem, capacidade de ressignficar as nossas idéias e ver novos caminhos, intuição, criatividade, gratidão, força e determinação, foco, decisão, resiliência entre tantos outros recursos. Tudo já está lá! Precisa ser usado apenas nas horas certas.
São diversas possibilidades para a hipnose clínica. Aqui, coloquei algumas possibilidades, mas o que existe em nossa mente que pode ser ressgnificado, pode ser trabalhado e equilibrado.
- Como funciona uma sessão de Hipnose?
Faz-se uma detalhada avaliação dentro do que deseja tralhar. Traçamos então estratégias para lidar com sua demanda e chegar aos objetivos desejados. O Terapeuta te conduz então a um processo de relaxamento, depois te conduz o estado de transe para que possa trabalhar a nível inconsciênte as demandas da pessoa, crenças, impactos, traumas, reações. Deste modo, se promove com técnicas de ressignificação necessárias, uma mudança das percepções, impactos, significado e crenças, permitindo assim assimilar novos recursos, superar impactos emocionais, tranformando a forma como uma pessoa vê a si mesma e o mundo.
Cada sessão, passamos por novas reavaliações para ver o progresso do paciente, no que foi alcançado e no que ainda necesssitamos trabalhar, em novos dados que surgem e em nova sessão continuaremos o processo usados técnicas diversas para abarcar as necessidades tragas pelo paciente até chegarmos nível alcançado possível.
Em Hipnose existem muitas técnicas, cada uma usada para uma necessidade:
- Regressão
- Ressignificações e realocação das emoções, crenças e significados.
- Despertar e acessar recursos positivos.
- Mitos e Dúvidas sobre a Hipnose
Existem várias crenças erroneas sobre a hipnose. Vamos desfazer algumas:
1 - Hipnose deixa a pessoa desacordada. Hipnose não faz ninguem dormir; Todo transe a pessoa está acordada. Ela só está relaxada e em um estado de consciência mais profundo, natural, que nos acontece constantemente na vida.
2 - O transe leva a pessoa a níveis perigosos. Isto não existe. Nós todos os dias variamos em vários estados de consciência, onde ondas cerebrais mudam várias vezes. O transe hipnotico, apenas leva a pessoa e níveis de ondas cerebrais mais adequados para acessar o suconsciente, onde o estado crítico da mente se afasta um pouco e assim com menos resistência, pode-se gerar ressignficações mais fáceis, acessando conteúdos não conscientes a toda hora.
Quando estamos acordados lidando com as coisas corriqueiras da vida, estamos em um estado mental, quando nos distraímos e "viajamos" para algum lugar em nossa mente e mal lembramos o que está acontecendo ao nosso redor, estamos em outro estado de consciência, outra onda mental. Quando estamos quase dormindo outro nível, dormindo outro e em várias situações da vida, os estados de consciência vão se alternando.
A Hipnose apenas acessa níveis específicos e tornam eles estáveis, afim de trabalhar neste conteúdo subconsciente.
3 - A pessoa em estado de transe pode ficar presa neste estado.
Outro mito. A pessoa pode sair deste estado apenas abrindo os olhos quando o terapeuta para de gerar induções, ou no máximo dormir e acordar em poucos segundos ou minutos.
4 - Pode-se colocar conteúdos perigosos na mente da pessoa em estado de transe.
Mito. Todo transe é consentido. Na verdade, toda hipnose, é uma auto hinose, ou seja a pessoa está permitindo ate onde ela deseja;
O terapeuta apenas está conduzindo.
Nenhuma sugestão que a pessoa não queira e que seja contra seus valores e desejos, não é aceita.
Venha experimentar os grandes benefícios que a Hipnose Clínica pode trazer para a sua vida!