Zen

Centro de Terapias Orientais e Holísticas

Constelação Familiar Sistêmica
Vivências em Constelação Familiar

 

 - Em grupo ou Individual - 

 

 

Somos consequência não apenas de nossas escolhas, mas dos impactos, da força, dos dramas, da sabedoria, da saúde e da doença de nosso sistema familiar. Somos fruto deste sistema, herdeiros de nossa família para o bem e para o mal, na fraqueza e na força, vinculados através de nossa família a muitas gerações que existem dentro de nós. 

 

As constelações sistêmicas, visam promover a tomada de uma consciêntização dos padrões, tendências, impactos, forças, dificuldades  e potências que existem em nós, frutos do sistema familiar que fazemos parte e nos constitui.

 

Promove, após esta tomada de consciência, de uma forma prática, profunda e transformadora uma nova ordem, restituindo o equilíbrio  das dinâmicas, das relações e impactos que estejam gerando uma desordem neste sistema e em você.

 

Com este novo equilíbrio que se manifesta nos emaranhamentos familiares internos de uma pessoa, se promove no campo de informações insconsciêntes em uma constelação a solução para a cura, e a harmonia de uma nova ordem no sistema.

 

O que é Constelação Familiar 

 

É um método psicoterapêutico, fenomenológico e sistêmico estruturado na maneira como conhecemos pelo alemão Bert Hellinger.

 

Apesar de ser um método terapêutico, não é uma abordagem da psicologia ou uma terapia regular. Ela não é utilizada como sessões regulares e sequenciais, mas sim como vivências, workshops onde serão trabalhamos temas, questões, dificuldades que tenham uma origem sistêmica, ou seja nas relações familiares e interpessoais e em seus impactos sobre nós. 

 

Ela parte do princípio que fazemos parte de um grande sistema interconectado, e estes membros de uma familia, incluindo conjujes, pessoas que tivemos uma relação importante, tem impacto sistêmico.

 

Podemos  observar que em nossa vida, temos padrões de formas de pensamento, crenças, situações que atraímos, pessoas e eventos que repetidamente surgem em nossa vida e padrões repetitivos.  Podemos ver que em nossa família, não apenas pai, mãe e irmãos, mas em nossos antepassados há eventos, crenças e padrões que se repetem. 

 

A Constelação Familiar  visa identificar quais  são as dinâmicas, desordens, impactos que ocorreram em um sistema familiar recente ou em gerações passadas e cujo desequilíbrio perdura neste sistema, afetando seus membros de diferentes formas.

 

Por exemplo: Uma avó que tenha passados situações de grande penúria e escassez na guerra por longo tempo, pode transmitir a seus sucessores não apenas condições genéticas, mas informações de suas vivências, do impacto de sua vida em seu sistema. No exemplo, seus sucessores não apenas diretos como filhos, mas netos, podem ter uma senssação de escasses na vida, a crença da falta, de não poder, não ser permitido em vários campos de sua vida; O impacto da avó gerou sintomas nos filhos e netos e poteriores. 

 

Assim, visa-se trazer a tona em uma constelação, este "espírito vivo", as informações, impactos, padrões, desarmonias e dinâmicas de uma família que se manifesta nas pessoas que ali irão trabalhar o tema. 

 

Em uma constelação visa-se indentificar quais impactos, relações geraram algum desequilíbrio sistêmico, e então promover uma solução que liberte, uma nova nova ordem para aquela imagem e informações se que apresentam durante a vivência.

 

Essencialmente, Constelações visam gerar o restabelecimento do equilíbrio nas relações. Pais e filhos, avós e antepassados, conjujes, sócios, desavenças e traumas que tenham acontecido.  O impacto significativos que estes tiveram em seu sistema ressoa por todos e é sintonizado pelos membros que tem ressonância em seu ser com este desequilíbrio visando sua solução. Muitas vezes vários membros de uma familia tem uma mesmo padrão, e uma pessoa quando consegue resolver a causa deste, impacta todos os outros membros. 

 

Apenas relações de pais e filhos e seus impactos ao serem trabalhos já são capazes de permitir uma profunda mudança, crescimento e cura em uma pessoa, tamanha é seu impacto sobre a formação de um ser e sua maneira de se relacionar consigo e com o mundo. 

 

Mortes, falências, guerras, mortes, exclusões, ódios, amores interrompidos, dificuldades significativas em relações, relações em que hava uma  ruptura de uma ordem familiar podem gerar importantes impactos no sistema e em várias pessoas deste sistema.  Tendemos a inconsciêntemente leais ao nosso sistema, ou a algum membro da familia e é necessário que seja identificado a causa deste afinidade e restabelecida uma ordem e equilíbrio para que todos tenham o que necessitam e haja libertação. 

 

Como ocorre uma Constelação 

 

Em nosso método de trabalho, sempre fazemos uma entrevista para entender a questão que a pessoa deseja constelar, tentando identificar em sua vida e em sua família questões, pontos, relações e impactos significativos ao sistema.

Após estudarmos estas relações e impactos, se vai para a contelação.

 

Pode-se contelar relações, causas de problemas de saúde, padrões, crenças, dificuldades existenciais, problemas profissonais, afetivos, entre outras possibilidades. 

 

Constelações não são métodos milagrosos. Elas visam identificar e então promover uma nova imagem de ordem e solução consciênte e inconsciênte para a pessoa e o sistema familiar. 

 

Durante uma constelação, as pessoas terão um profundo entendimento de seu sistema familiar, de si mesmos, da causas e emanharamentos. Com o trabalho durante a constelação, se visa promover um novo equilíbrio, o reequilíbrio de impactos das relações, a superação, o perdão, o entendimento de nosso pai, mãe e nossos antepassados e pessoas que temos relação.  

 

 

Há dois modos básicos para se fazer uma constelação; Em grupo ou individual com bonecos.

 

Constelação em grupo:

 

Neste modo, no dia da vivência, se reunem as pessoas que vão constelar a questão pretendida por cada um e as pessoas que irão representar nas vivências. 

 

É feita as explicações sobre o processo, sobre as constelações, se preparam a todos para a vivência.

 

Ela é feita em grupo, ou seja, a pessoa que constela irá ficar sentada observando (muitas vezes ela poderá ter várias percepções e sensações acontecendo com ela, emoções,etc) a dinâmica que se manifestará no campo de informações de sua familia. Aquilo que se manifesta em uma constelação é a imagem "deste espírito" familiar referente ao tema tratado.

Como isto ocorre?

 

As pessoas que vão representar nas vivências vão acessar o "campo morfo-genético", as informações da família, e vão manifestar através destas sob a forma de sensações, idéias, pensamentos, comportamentos, falas, movimentos, sentimentos, atrações ou repulsão com os outros membros representados.

 

Em suma, cada representante acessa quem está a representar tendo informações, percepções, sensações, sentimentos de quem representa.

 

Assim, o campo da familia vai se movendo e manifestando e vai ocorrendo os movimentos e se manifestando os desequilíbrios. O facilitador tem a tarefa de perceber estas dinâmicas em em momentos adequados gerar frases, e movimentos solucionadores para aqueles desequilibrios visando "obter" uma imagem de uma nova ordem, solução e equilíbrio para o problema e para as relações.  

 

Usamos em nossas vivências a constelação velada. Ou seja, as pessoas que representam não saberão durante a constelação quem irão representar. Elas serão guiadas apenas pelas informações do campo do sistema familiar que irão ajudar.

 

Constelação individual com bonecos: 

 

O objetivo  e o resultado é o mesmo das constelações em grupo. Apenas os representantes serão bonecos, e o constelado que irá sentir em cada boneco as sensações, percepções, imagens. 

 

O constelado será orientado na percepção e movimentos  para com os representantes- bonecos, o trabalho de cura para uma nova ordem, equilíbrio, superação e solução possível, através das falas e movimentos solucionadores.

 

Também indicado quando a pessoa deseja um atendimento particular e privado sobre um dado assunto.

 

Sugere-se que para assuntos muito complexos que possa se fazer em grupo, por causa da quantidade maior de informações e movimentos que se pode ter por parte da pessoas que representam. Para aos bonecos é sugerido assuntos, temas, relações que sejam mais objetivos, mais focados em uma demanda não tão complexa. Mas as duas tem resultados iguais, apenas as informações são percebidas de forma diferente. 

 

Ex.:  Dificuldades profissionais, vocação, relações, etc.

 

 

Como se beneficiam as pessoas que Representam na vivência de outro sistema.

 

As pessoas que representam nas vivências de outras pessoas e sistemas se beneficiam e se curam das questões, sentimentos, dinâmicas, dificultades que estão a representar.

 

Elas não tem identificação com as pessoas do sistema que estão a ajudar, mas tem ressonância, sintonia com o tema, questão que estão a representar.  Sem dúvida alguma, a pessoa que representa só vem a uma vivência e é escolhida para representar um papel se tem ressonância com ele.

 

Na medida que vai ocorrendo a constelação as dinâmicas e desarmonias que vão obtendo cura e equilíbrio serão também operadas nas questões de ressonânica do representante. Tanto é que as pessoas que representam comumente nos falam como tinha a ver com ela a questão que foi representar da vivência de outra pessoa. 

 

Quanto tempo dura uma constelação?

 

 

Em média de  1 hora a 2 horas, seja em grupo ou individual com bonecos. 

 

 

Quanto tempo devo esperar entre uma constelação e outra?

 

Para o constelado, sugerimos no máximo 1 constelação ao mês.

 

Não é uma regra rígida, pois podem haver necessidades especiais. De modo geral é o mais recomendado para que a imagem gerada na constelação, os movimentos do campo familiar e as novos equilíbrios e percepções possam se movimentar e se manifestar.   Os efeitos podem começar de imediato, ou ir aos poucos até  30 dias. Há efeitos acontecendo até 90 a 180 dias e média. 

 

Para quem vai representar sugerimos no máximo 1 x por semana. Em casos especiais ou necessidade 2 x na semana.

2x por mês é um bom tempo de espaço mínimo entre constelações. 

 

Workshops 

 

Oferecemos vivências em formato de workshops para o trabalho sobre temas específicos.

 

Ex.: Questões profissionais, Questões afetivas,  mãe e pai e seus impactos, etc.

 

Constelação Familiar - Espíritos familiares