Zen

Centro de Terapias Orientais e Holísticas

curso dietoterapia chinesa.jpg
Curso de Dietética Chinesa

 

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Hipócrates

 

 

- Clique no link  agenda  do menu e veja sobre as datas dos cursos agendados. 

 

Introdução

 

A Dietoterapia Chinesa é uma das disciplinas pertencentes a Tradicional Medicina Chinesa. A dietética ou dietoterapia chinesa é uma maneira simples e prática de cuidar da saúde e equilibrar diversos tipos de problemas.

 

Ela tem uma ação mais lenta do que a farmacologia chinesa, mas é indicado na China como uma das primeiras terapias ao paciente, já que ele precisa comer todos os dias. Sendo uma fonte essencial para a vida, a alimentação é mais utilizada no tratamento de doenças crônicas e no suporte, manutenção da saúde e a prevenção de doenças, mas também usada em problemas agudos, como por exemplo, indigestão, tosse, baixa imunidade, falta de energia, etc.

 

Para a Dietoterapia Chinesa, cada alimento tem uma função. Eles estudam a função física e energética( yin e yang) da substância, como  e onde age, qual sua natureza, sabor e como este age no corpo, sua temperatura e qualidade.

 

A Dietoterapia pode ser utilizada desde modo, como uma nova forma de alimentação, não apenas nutricional, mas manutenciadora da saúde, e singular, de acordo com o que cada a pessoa precisa, de acordo com seu estado de saúde, idade, clima e necessidades particulares energéticas e funcionais. 

 

Objetivo:

 

Visa ensinar a Dietoterapia chinesa tanto para pessoas que queiram agregar este conhecimento e técnicas em seu trabalho terapêutico, quanto pessoas que desejem aprender a usar a alimentação de maneira terapêutica,  a ver a alimentação de uma maneira singular, ou seja, cada pessoa tem necessidades de um dado alimento, em um  dado momento, em uma dada quantidade e feito de uma dada forma, para um dado estado de saúde e tempo. 

Da mesma forma, a alimentação com algumas de suas substâncias podem ser danosas para uma pessoa e não para outra.

 

Visa ensinar os fundamentos da teoria de base da Tradicional Medicina Chinesa, como teoria do Yin e Yang, das substâncias, causas do adoecimento e seus sintomas e relacioná-los aos alimentos e sua ação.

 

Irá aprender a visão chinesa do universo e aprender o conceito do Qi, a energia vital que está em todas as coisas. Aprenderá que a verdadeira saúde está em promove o equilíbrio, com o yin e com o yang, relacionando-se de maneira harmonica com interno e o externo e que cada alimento visa restabelecer esta harmonia.

 

Visa ensinar a fundamentação teórica e técnica da dietoterapia, a função, qualidade, natureza, sabor e ação de diversos alimentos para tratar e manter a saúde.

 

Ensinar formas de fazer o alimento segundo a necessidade.

Receitas

Estudo de função terapêutica de diversos alimentos e problemas tratáveis. Estudo da função dos alimentos para a manutenção da saúde em desequilíbrios particulares.

 

- Programa:

 

- Introdução a visão da teoria de base da medicina tradicional chinesa e sua relação a alimentação. O Yin e o Yang, cinco movimentos, as substâncias, causas dos adoecimento e sinais dos padrões de adoecimento. 

- A alimentação para os chineses. Função, prevenção e tratamento 

- Natureza e ação dos alimentos, tempeiros e sabores.

- Os cinco sabores

- Natureza energética dos alimentos

- Biotipologia (Constituição Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira); Ação dos alimentos.

- Técnicas de uso dos alimentos para tratar padrões de adoecimento: estagnação Qi  e Xue, Mucosidade e fleuma, deficiências do Qi, Xue, Yin e Yang, plenitude do Yang e Yin. 

- Forma de preparação dos alimentos e sua mudança na ação energética e funcional do alimento.

- Tipos de alimentos e sua função energética, funcional e uso em prevenção e tratamentos: grãos, sementes, carnes, vegetais, legumes, raizes, frutas, ovos, especiarias, alimentos variados.

- Tabela de resumo de alimentos que tonificam o Qi, Xue, Yang e nutrem o Yin, drenam umidade, produzem líquidos orgânicos, tiram calor  ou aquecem. 

- Dieta equilibrada de acordo com biotipos, clima, estado interno, enfermidade, necessidades para fortelacer ou equilibrar um dado sistema.

- Alimentação adoecedora e contra indicações.

- Receitas

 

 

- Público Alvo: 

 

Nutricionistas,  terapeutas, profissionais da área da saúde interessados em agregar esta técnica ao seu repertório terapêutico.

Público em geral que deseje aprender a utilização da alimentação de maneira saudável e funcional, para o equilíbrio da saúde.

 

Pré-requisito: 

 

2 grau completo

 

- Duração: 

 

Presencial: 3 mêses - Um final de semana por mês. – Sábado e domingo

Horário: 09:00 às 18:00

 

- Curso On Line: O curso também é oferecido na versão a distância. Uma aula por semana, durante 12 aulas de 1 hora.

 

As aulas são ao vivo e on line por vídeo conferência (pelo programa Zoom). Textos de cada aula + grupo de discussão.

 

Confira em nossa agenda a data da próxima turma, ou entre em contato. 

 

 

- Valor do Investimento:  R$ 650,00 a vista ou 2x de R$ 340,00 no cartão de crédito.

 


- Inscrições: 


Email:contatozen@centroterapeuticozen.com.br

Tel.: 32- 3371-2448 / 98837-0951