Zen

Centro de Terapias Orientais e Holísticas

Dietética Chinesa

 

 

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Hipócrates

 

 

A Dietoterapia Chinesa é uma das disciplinas pertencentes a Tradicional Medicina Chinesa. A dietética ou dietoterapia chinesa é uma maneira simples e prática de cuidar da saúde e equilibrar diversos tipos de problemas.

 

Ela tem uma ação mais lenta do que a farmacologia chinesa, mas é indicado na China como uma das primeiras terapias ao paciente, já que ele precisa comer todos os dias. Sendo uma fonte essencial para a vida, a alimentação é mais utilizada no tratamento de doenças crônicas e no suporte, manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

 

Para a Dietoterapia Chinesa, cada alimento tem uma função, energética, funcional, nos diversos órgãos, tecidos e fluídos.

 

Visa-se estudar a função física e energética( yin e yang) da substância, como  e onde age, qual sua natureza, sabor e como este age no corpo, sua temperatura e qualidade.

 

A Dietoterapia pode ser utilizada desde modo, de uma nova forma de alimentação, não apenas nutricional, mas manutenciadora da saúde, e singular, de acordo com o que cada a pessoa precisa, de acordo com seu estado de saúde, idade, clima e necessidades particulares. 

 

A aplicação da Dietética chinesa é vasta. Após se fazer uma avaliação que analisa as necessidades individuais, e os padrões de desarmonia que estejam em progresso, se indicará um cardápio e ou alimentos específicos, feitos de maneira específica.

 

Por exemplo podemos citar o usoDeste atletas que queiram ter uma indicação de um cardápio feito para suas necessidades afim de melhorar o desempenho, melhorar a produção e consumo calórico, melhorar a circulação e nutrição dos músculos e tecidos.

 

Pessoas com qualquer tipo de desarmonia que precisam de uma cardápio que as auxilie em suas necessidades singulares,gerando mais saúde. Poderiamos citar grávidas, crianças para melhorar sua imunidade e tratar doenças comuns na infância, pessoas com disfunções, falta de energia, insônia, tosse, etc; 

 

Pessoas que desejam avaliar suas necessidades individuais e conhecer quais alimentos e como os preparar para momentos da vida, prevenção da sáude, estações do ano ou situações particulares. 

 

Por exemplo, tomar um pouco de chá quente após as erfeições, com raspa de gengibre e casca de mexerica em pó, melhora a digestão, a absorção de energia, evitando sono, cansaço, e promovendo mais disposição.

 

Cada alimento feito e usado de uma determinada forma, tem uma função energética e funcional diferente, agindo de uma maneira própria nos meridianos de energia e em cada parte do corpo. 

 

Faça uma avaliação pela dietética chinesa e aprenda a se alimentar de uma maneira mais saudável, de acordo com suas necessidades profundas e singulares para cada momento e necessidade de sua vida.