Zen

Centro de Terapias Orientais e Holísticas

Tui-na.jpg
Manipulações  Articulares 

 

 

 

As manipulações articulares, são um conjunto de técnicas que permitem a liberação de contrações  e obstruções em articulações, gerando alguns quadros de dor e contratura muscular.

 

Oferecemos em nosso espaço terapêutico, o tratamento para as mobilizações de articulações e da musculatura, através de método do Tui-Ná (massoterapia chinesa), de terapeuticas da medicina tradicional chinesa e outras técnicas como massoterapia indiana Ayrveda.

 

 

O Tui-Ná, que é  massagem terapêutica da medicina tradicional chinesa, é uma prática milenar para tratar distúrbios músculo-esqueléticos  e que possui em seu rol de manobras, diversas técnicas de manobras articulares e musculares, analisando a causa energética para tal problema físico.

 

 - Possibilidades e usos:

 

As manipulações articulares  e as manipulações das articulações podem ajudar a melhorar quadros de dores e disfunções que são causadas por diversos motivos tais como  má postura, movimentos errados,  acidentes, lesões, degenerações, contraturas musculares.

 

No que se refere a coluna vertebral, as  vértebras podem estar sendo comprimidas pela musculatura, ou por quadros de protusão discal, más disposições das vertebras por causas diversas, quanto a sua posição anatômica, o que gera dor, contração muscular, entre outros problemas.

 

O objetivo do Tui-Ná e da medicina tradicional chinesa é mobilizar estas vértebras,  músculos e articulações para que estas retornem ao eixo e distância mais normais possíveis, libertando o estado de compressão dos tecidos junto a estas e tratando diversas  disfunções na coluna vertebral e de mais articulações no que tange a possibilidade do Tui-Ná,ui de de outras manobras como a massoterapia Ayurveda. tais manipualções e manobras tem em vista em sua causa primeira restabelecer o livre fluxo do Qi e do Xue, liberar quadros de mucosidade, deficiênia de Xue entre outros padroes nos canais de meridianos e em consequência nos tecidos físicos. 

 

Com esta mobilização, e liberação da musculatura é restaurado o alinhamento, o funcionamento da coluna, das diversas cadeias de músculos, promovendo, melhor mobilidade, tratando diversos tipos de dores, ou diminuindo, e melhorando  a  conexão e a informação do cérebro com o corpo assim auxiliando o bom funcionamento deste.

 

A visão do Tui-Ná, da Medicina tradicional Chinesa e de práticas correlatas como ayrveda, shiatsu, e promover uma harmonia sistêmica, visando a avaliação energética e funcional que gera das disfunções musculares, articulações e coluna  e então promover as técnicas dentro do seu arcabolso técnico para liberar estas funções energéticas e físicas. 

 

- Avaliação: 

 

É necessário, entretanto uma avalição bem específica a fim de verificar se não há contraindicações  para aplicação , pois existem alguns casos, e adoecimentos que não podem ser utilizados as manipulações e movimentos do Tui-Ná  ou no momento ou de maneira alguma. Depoisn de uma avaliação será possível ver que tipo de manobra do Tui-Ná, tecnicas orientais podem ser usadas. 

 

Avaliar a causa da dor e as disfuanções que estejam causando esta, do ponto de vista do conteúdo da medicina tradicional chinesa e terapias orientais.

 

Caso a pessoa se encontre apta  e for adequado ao seu caso, os procediments são feitos na sequência.

 

 

- Alguns tratamentos para as manipulações articulares:

 

- Alguns tipos de dores

- Alguns tipos de  inflamações

- Contraturas musculares

- Alguns quadros de artrose

- Alguns quadros de lordose, escoliose e cifose.

- Alguns quadros de cervicalgia, dorsalgia, lombalgia e ciatalgia.

- Alguns quadros de hérnia de disco.

- Alguns tipos de compressões  das raízes nervosas que podem gerar dor, sensação de dormência, queimação, formigamento.

- Alguns tipos de dores  difusas ou concentradas em outras áreas do corpo.

- Alívio em alguns casos de dor da fibromialgia.